
Conflito acontece entre moradores dos municípios de Salgado de São Félix e Itabaiana, no Agreste do estado
Segundo o
Portal Correio, moradores dos municípios de Salgado de São Félix (Agreste do estado, a 81 km de João Pessoa) e Itabaiana (distante 70 km da Capital) estão em conflito devido à escassez de água na região. Um grupo de pessoas ocupou áreas próximas a mini barragem que abastece Salgado de São Félix para evitar que as comportas da represa sejam abertas, o que faria com que parte da água chegasse a Itabaiana. A população alega que abrir as comportas seria um erro, pois a mini barragem de Itabaiana está assoreada e não conseguiria represar a água.
“Vai ser um desperdício. Na semana passada fizeram isso e ficamos cinco dias sem água em Salgado. Na segunda-feira (14), um pessoal da Cagepa quis abrir as comportas de novo. Os funcionários vieram acompanhados da polícia, mas a população não deixou que eles abrissem”, diz a fonte.
Com medo de que os funcionários da Cagepa voltassem durante a madrugada, moradores de Salgado de São Félix acamparam nas proximidades da mini barragem e até a manhã desta terça (15) seguiam de guarda no local.
Um texto divulgado nas redes sociais convoca a população para mais uma ocupação da área. “População salgadense, compareça na barragem para impedir a Cagepa e a Aesa. Não sabemos o horário, mas eles vêm hoje. Avisem a todos. Quanto mais gente estiver por lá, melhor”, diz a mensagem.
Timbauba Agora