O deputado Antônio Moraes (PSDB) defendeu nesta terça (03), que o combate ao tráfico de drogas deve ser uma das prioridades do Governo do Estado. Segundo o parlamentar, o programa Pacto pela Vida tem como foco a redução dos homicídios, quando deveria pensar em maneiras de coibir o abuso de entorpecentes e de recuperar os dependentes químicos.
O parlamentar acredita que o número de homicídios está diretamente relacionado ao tráfico. Ele defende a criação de delegacias de combate ao comércio de substâncias ilícitas e a instituição de convênios entre o Governo e entidades religiosas para o acolhimento de usuários de drogas.
Moraes pediu o apoio da Secretaria de Defesa Social e das entidades responsáveis pela segurança pública, garantindo que, se houver diminuição do narcotráfico, também haverá queda do número de homicídios.
Ele citou o caso de Carpina, na Mata Norte, onde, desde o início do ano, foram registrados treze assassinatos relacionados à guerra entre gangues pelo controle do comércio de drogas no município.
G.M.N