Inicio »
» SÃO VICENTE FÉRRER LEVA PERNAMBUCO AO ECOCINE

O documentário Realeira - Salve as Abelhas, dirigido pelo cineasta José Paulo Goulart e produzido pela Prefeitura Municipal de São Vicente Férrer, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, foi selecionado pelo Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos Ecocine, e exibido durante o Eco Fashion, realizado de 17 a 19 de outubro, na cidade de Paraty, RJ.
O evento contou com a presença de diversos ambientalistas e autoridades, entre eles o prefeito Carlos José (Casé), prefeito de Paraty; Bernadete Passos, presidente do Instituto Colibrí; Paulo Delfini, curador do Ecocine; Ariane Porto, diretora do Ecocine; Tereza Lacerda, produtora da Tao Produções Artísticas; e Ricardo Lima, diretor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Os demais filmes selecionados foram: Lembranças do Amanhã, do Amazonas, dirigido por Bruno Pereira; Oguatá, de São Paulo, direção de Fabiana de Sousa Cunha; No seu Lugar, de São Paulo, dirigido por Mariana Polo Garotti; Filhos do Mar, da Bahia, direção de Daniel Lopes; Nem o Mar é Regular, de Minas Gerais, dirigido por Cristiano Araújo; e Verão e o re-sentimento, de Alexandre Charro, produzido em São Paulo.
O documentário Realeira - Salve as Abelhas mostrou que as abelhas estão em risco de extinção e que o homem não tem ideia das consequências que esse fato pode ter em sua vida. A natureza é uma grande corrente onde os elos não podem ser partidos sem haver um grande prejuízo para todos. As abelhas são o melhor exemplo disso. Um terço de nossa alimentação depende da polinização das abelhas. Importantes ao ponto de Einstein afirmar que sem elas não sobrevivemos mais do que quatro anos. Seus produtos como o mel, própolis, a geleia real e outros se constituem em alimentos essenciais na conservação de nossa saúde.
O mundo inteiro se pergunta: o que está matando nossas abelhas? Pesticidas, vírus, destruição das matas entre outros são apontados como os grandes vilões. Abelhas estão sendo inseminadas artificialmente em laboratório numa flagrante agressão à natureza por indivíduos que visam apenas o lucro. Este vídeo busca contribuir para o urgente e necessário despertar da consciência humana em relação à missão das abelhas, impulsionando os jovens e apicultores para que criem esses seres maravilhosos e importantes para a vida na terra com amor e respeito ao meio ambiente. O seu roteiro é baseado numa entrevista com o apicultor e ambientalista Joaquim Vitoriano e o professor Leon Denis, exemplos dessa nova consciência que deve imperar na terra. Para assistir ao vídeo pela internet, acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=b4XqNCiGd7g&feature=youtu.be
0 comentários:
Postar um comentário